A partir dos fatos que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo, monte um banco de temas. Isso fará com que você fique atento às notícias que estão sendo publicadas abordando esses temas e passará a ter elementos para escrever sobre eles.
Recorte as notícias que mais lhe interessarem ou abra um arquivo no seu computador com elas. Vou lhe sugerir aqui alguns temas para que já passem a fazer parte do seu banco de temas.
Primeiro: A incapacidade do ser humano de controlar fenômenos como terremotos, tornados e vulcões e as consequências na vida de um grande número de pessoas. Os exemplos mais recentes são o terremoto devastador no Japão, em março último ; os tornados que destruíram cidades e mataram um grande número de pessoas nos Estados Unidos, e o vulcão Puyehue, no sul do Chile, que acordou depois de 51 anos adormecido e está lançando há cerca de duas semanas cinzas que já prejudicaram centenas de voos no Chile, Argentina, Uruguai, Brasil, Austrália e Nova Zelândia.
Segundo: A falta de planejamento no trânsito e o consequente aumento no número de acidentes. Quais as causas do grande número de mortes no trânsito? Aumento da frota de veículos; o não cumprimento rigoroso da Lei Seca, que faz com que muitos motoristas dirijam embriagados, provocando acidentes; condição precária de muitas estradas federais e vicinais, com pontes precárias e cheias de buracos; asfalto ruim na maioria das cidades; sinalização falha; imprudência de motoristas que não respeitam a faixa de pedestre, etc. Esse tema pode se desdobrar em vários. Como diminuir o número de acidentes? Qual é a solução para que os índices de mortes no trânsito no Brasil não continuem maiores dos que ocorrem em países em guerra?
Você já iniciou o seu banco de temas. Continue-o. No próximo artigo sugerirei outros temas para aumentar o seu banco. E escreva dissertações e editoriais sobre eles. Pode também escrever cartas argumentativas a responsáveis pelo trânsito exigindo medidas para melhorá-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário