Quanto mais você lê, tanto livros quanto jornais, mais aumenta o seu vocabulário.
O nosso cérebro gosta de conhecer novas palavras e tem um poder de armazenamento incrível. É um fabuloso arquivo, mas para que as palavras entrem nele, é necessário você estar exposto a elas lendo. É a melhor maneira. E a memória deve ser estimulada sempre. Amnésia precoce ocorre por falta de treinamento e de leitura.
A vantagem de ter um vocabulário mais rico é que na redação você poderá utilizar sinônimos e não precisará ficar repetindo as mesmas palavras, que empobrecem o seu texto.
Ter um vocabulário vasto não significa colocar necessariamente palavras difíceis, pouco utilizadas, mas variar no seu uso. Também não resolve ler dicionário. Consultá-lo sim, mas lê-lo de A a Z é uma tarefa gigantesca e entediante. E pode ocorrer de você procurar um verbete para buscar um sinônimo e colocar na frase uma palavra que não cabe bem naquele contexto.
Ler e escrever o máximo possível contribuem para que o seu vocabulário cresça. E no vestibular, uma redação em que as palavras estão bem colocadas demonstra a sua capacidade de se expressar com mais clareza.
As palavras existem para ser bem utilizadas . Não tenha vergonha de utilizar palavras que não são comuns em uma conversa. A idéia é justamente essa: escapar dos clichês, dos lugares-comuns, das frases feitas e construir o seu pensamento
com o maior número de recursos.
Uma redação de qualidade tem que estar acima da média. E possuir um bom vocabulário representa um passo importante para desenvolvê-la.
______________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário