A grande falha quando se elabora um relatório é escrever demais, sem objetividade e clareza, não atingindo os pontos principais que se pretende alcançar. Um relatório deve trazer uma exposição clara de uma atividade, uma pesquisa, um estudo, apontando as conclusões, o essencial, sem se perder em detalhes que não interessam. O que foi realizado? De que maneira? Quais o resultados?
Se houver necessidade, elabore mais de um relatório sobre desdobramentos que ocorrerão na mesma atividade.
Para desenvolver um relatório, siga as dicas:
1-Faça um cabeçalho com local, data e tema.
2-Em seguida, escreva um resumo do mesmo, um breve relato do trabalho, estudo ou pesquisa, colocando o principal objetivo, utilizando para isso de cinco a oito linhas.
3-No texto do relatório, na introdução, formada pelo primeiro parágrafo, coloque de forma bem direta sobre o que trata o relatório, como foi feito, o que pretende mostrar nele.
4-No desenvolvimento, que deverá ter de três a cinco parágrafos, com frases sucintas, relate o que foi desenvolvido na sua atividade, quais as observações feitas, dados e números obtidos, que confiram maior credibilidade ao texto.
5-Na conclusão, coloque os resultados atingidos e o que não foi alcançado, por que motivos, e o que poderá ser complementado em uma nova etapa da atividade em questão. Depois de terminar, leia com atenção o seu texto e peça para que o coordenador ou mesmo um colega leia o seu relatório, apontando falhas que possam ser corrigidas antes de o texto ser considerado definitivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário